top of page
Buscar

Você sabe o que é assepsia? A seguir vamos falar tudo sobre o assunto.

Foto do escritor: Lucas DantasLucas Dantas

Tatuar envolve o contato com o sangue e fluidos corporais dos clientes, os quais podem conter doenças que possa prejudicar não só outros clientes como o próprio tatuador. Por isso é essencial ter total higiene no local e prezar pela limpeza dos equipamentos para tatuar.


Todos os materiais usados para o processo precisa ser esterilizado,ou seja, passar por um processo de desinfecção contra a contaminação de bactérias e fungos. Isso inclui bancadas cadeiras e todo tipo de superfície de contato.


Todos os tipos de materiais devem ser devidamente esterilizados. Aqueles que são reutilizáveis devem ser esterilizados por meio de processos e equipamentos específico.


Possíveis riscos biológicos com uso de materiais mal conservados

Existem diversas doenças e complicações que podem ocorrer com o uso de material mal conservado ou mal esterilizado nos estúdios de tatuagem. Veja algumas delas a seguir.


INFECÇÕES

Equipamentos para tatuar estão em constante contato com o ar e também com o sangue e os fluidos corporais dos clientes, que podem conter microrganismos infectantes.

Por isso, todos os materiais devem ser devidamente esterilizados, limpos e desinfetados para evitar doenças diversas. O herpes, o tétano, as infecções fúngicas, a hepatite, a tuberculose e o HIV constituem algumas delas.


REAÇÕES ALÉRGICAS

Cada cliente possui o seu próprio funcionamento orgânico e, embora seja pouco comum, alguns organismos podem ser suscetíveis a reações alérgicas após a realização de tatuagens, devido à constituição química das tintas utilizadas, que varia conforme a marca.

As complicações alérgicas podem ser manifestadas por inchaço da região pigmentada, comichão ou prurido (sensação desconfortável na pele) e liberação de sérum (líquido transparente).

Quando os materiais utilizados durante todo o processo de criação da tatuagem não são devidamente conservados e esterilizados, os riscos à saúde do tatuador e dos clientes podem ser muitos. Por isso, é essencial a assepsia no local de trabalho.


DESINFECÇÃO DE MATERIAIS REUTILIZÁVEIS

Os materiais reutilizáveis, como biqueiras de tatuagem, hastes de agulhas e instrumentos de piercing, devem ser limpos com o uso de escovas normais e interdentais, além de detergente cirúrgico, encontrado nas lojas especializadas em material médico.

Após essa limpeza, eles devem ser colocados na cuba de ultrassom, em um ciclo de oito minutos, conforme orientação do fabricante. Depois da desinfecção, eles deverão ser esterilizados.

No próximo post falaremos um pouco mais sobre a assepsia.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page