Nos últimos anos temos visto um estilo de tatuagem crescer rapidamente e se tornar bastante popular aqui no Brasil e também pelo mundo afora, esse estilo é chamado de sketch e tem sua origem no desenho.
Sketch seria um desenho que você faz sem perceber, aquele que faz quando está no ônibus, quando está sentado num banco de uma praça um desenho livre sem muito compromisso. Essa é a origem da tatuagem sketch.
Eles representam um estilo que não procura retratar a realidade da perfeição. É deixar que olhem o desenho e pensem como aquelas linhas cruzam pra formar esse desenho tão bonito. Muitas vezes a beleza desses desenhos estão na simplicidade e na ausência de detalhes.
Esse estilo te da liberdade de para desenhar e improvisar.
Na tatuagem, além dos traços rápidos e as sombras formadas por um conjunto de linhas em vez de uma coloração gradual, também foram adicionados respingos e cores, que são recursos muito fortes da técnica da tattoo e que tornam esse estilo ainda mais autêntico.
Se no papel a intenção original do sketch era capturar uma cena de forma rápida e que pudesse ser facilmente descartado para criar um outro desenho, na pele isso ocorre de forma mais elaborada e trabalhada por ter um caráter mais definitivo.
As linhas que ultrapassam as bordas do desenho, os respingos e a falta de simetria são cuidadosamente criados para dar a impressão de que a tatuagem foi feita à mão livre e de improviso.
Esse estilo de tatuagem também pode aparecer em conjunto com outros estilos como blakwork, aquarela e realismo, essa composição de sketch com outros estilos abre um leque de opções para quem gosta dessa impressão de esboço mas ao mesmo tempo procura por uma arte colorida ou mais real.
Comments