top of page
Buscar

QUELOIDE NA TATUAGEM: SAIBA POR QUE ACONTECE E O QUE FAZER.

Foto do escritor: Lucas DantasLucas Dantas


As cicatrizes fazem parte do processo natural de cicatrização do corpo humano. Alguns fatores genéticos levam algumas pessoas a desenvolverem aquelas cicatrizes volumosas que crescem além dos espaços das lesões. Esse tipo de cicatriz é chamado de queloide.


Essas falhas são as responsáveis pelos pequenos relevos que podem aparecer durante o processo de cicatrização das tatuagens. Não é possível prever se elas aparecerão ou não durante o processo de cicatrização, mas é bom entender como funcionam e reduzir as chances de uma queloide na tatuagem.


A QUELOIDE NA TATUAGEM

Como foi dito anteriormente, a queloide pode ocasionar também por fatores genéticos. Ou seja, as pessoas com predisposição genética tem maior chance de serem afetadas com essa má cicatrização.

As queloides ultrapassam a direção da ferida inicial. Em casos extremos podem chegar até o tamanho de uma laranja.Elas se formam a partir de um processo inflamatório do próprio corpo.


Esse tipo de má formação acontece principalmente em pessoas de pele negra e as áreas mais propensas a queloides são ombros, costas e mamas, por serem áreas de maior espessura, mas também são bastante comuns nas orelhas, devido à perfuração de brincos e piercings.


As queloides só podem ser retiradas por meio de tratamentos médicos. Mas que não impedem o retorno da queloide. Entretanto, existem cuidados que podem evitar o surgimento dessa cicatrizes.

TRATAMENTO PARA QUELOIDE

O tratamento das queloides é o mesmo utilizado nas cicatrizes hipertróficas, porém, não garantem que as queloides retornem após o tratamento. Outras intervenções mais agressivas, como radioterapia, também chamada de betaterapia, ou o uso do fluoracil, uma troca quimioterápica, podem trazer resultados para a redução da queloide, principalmente quando usados em conjunto com pomadas de silicone e laserterapia.


Antes de colocar um piercing ou fazer uma tatuagem, converse com seu médico e descubra se você tem tendência a esse tipo de má formação. Além disso tenha a certeza de um bom profissional, um bom estúdio e a procedência sobre materiais utilizados. Assim as chances desse tipo de cicatriz será reduzida consideravelmente.


Os cuidados após a tatuagem também são fundamentais para que a cicatrização ocorra da melhor maneira possível, garantindo que o seu desenho continue lindo e sua pele se regenere da maneira que deve.


Escute sempre as recomendações do seu tatuador, isso ajudará bastante.


Gostou deste artigo e quer ficar sempre por dentro das novidades sobre tatuagens e seus cuidados? Continue visitando nosso blog!

1.910 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page